Passagens de ônibus vão ficar mais caras no RS à partir da próxima semana

As passagens de ônibus intermunicipal entre as cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre irão ficar mais caras a partir do início de agosto. O anúncio do aumento ocorreu nesta quarta-feira (26), através da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). As tarifas não são reajustadas desde 2021.

Sendo assim, para os ônibus comuns, o valor deve ser aumentado em 6%. Por outro lado, os ônibus direto, semidireto, executivo e seletivo devem sofrer um reajuste de 24,09%.

De acordo com a Metroplan, no ano passado, o reajuste de 20,74% foi custeado por recursos estaduais e federais. Saiba mais!

Tarifa irá aumentar para os gaúchos

Segundo o superintendente da Metroplan, Francisco Hörbe, a tarifa é instituída pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), que faz revisões tarifárias a cada quatro anos.

Ainda de acordo com Hörbe, as revisões tem o objetivo de repor todas as perdas deste período, e por isso, teve aumentos significativos na tarifa para os usuários do transporte público.

Contudo, ainda são elaborados estudos e alternativas pelo governo do estado para que seja reduzida a repercussão aos usuários de ônibus comuns. Porém, para os ônibus direto, semidireto, executivo e seletivo, o repasse deve ser feito integralmente aos usuários.

“Agora, a decisão prioriza a minimização de impacto para o modelo comum, com  objetivo de assegurar o acesso ao transporte público para a população de baixa renda”, explica o governo.

De acordo com a Metroplan, cerca de 40% dos usuários pagam, atualmente, R$ 5,60 para ter acesso ao transporte público. Com o reajuste de 6% para a modalidade comum, o valor ficará em R$ 5,95, aumentando 35 centavos.

Vale ressaltar que as tarifas mudam conforme o destino final.

Foto: Reprodução / Freepik