Paraná bate recorde no índice de veículos por pessoas; veja dados

Recentemente, um relatório elaborado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) destacou um fenômeno impressionante no âmbito do trânsito estadual. Antes de mais nada, vale lembrar que o índice de motorização mede o número de veículos per capita, e dados apontam que, no Paraná, esse índice ultrapassou índices históricos.

No ano de 2023, o estado alcançou a marca de 70,77 veículos para cada 100 habitantes. Este número representa um crescimento substancial, quando comparado ao índice de 10 anos atrás, que era de 58,56 veículos para cada 100 pessoas.

Qual o significado deste aumento no índice de motorização?

Essa ascensão no índice de motorização revela diversas facetas importantes da dinâmica estadual. Primeiramente, indica um crescimento econômico que possibilitou a muitos paranaenses a aquisição de veículos. Além disso, revela uma preferência contínua pelo transporte individual, mesmo diante de discussões globais sobre sustentabilidade e mobilidade urbana.

Na capital paranaense, Curitiba, o índice impressiona ainda mais. Com 77,47 veículos para cada 100 habitantes, a cidade mostra uma taxa de motorização superior à média estadual. Desde 2019, o índice na cidade se mantém acima de 75 veículos por 100 habitantes, apesar de uma breve redução entre 2016 e 2018.

Um olhar sobre os dados específicos do estado

Os dados mais recentes divulgados pelo Detran-PR revelam que até maio de 2024, a frota de veículos no estado já somava 8.459.317 unidades, representando um crescimento de 1,2% em relação ao final de 2023. Esse crescimento contínuo sinaliza que, possivelmente antes do final de 2024, o estado pode alcançar a frota de 8,5 milhões de veículos. A frota de automóveis ainda domina com 4.769.070 unidades, seguida por motocicletas e caminhonetes.

Este desenvolvimento no índice de motorização no Paraná coloca tanto oportunidades quanto desafios para o futuro. Por um lado, o aumento da quantidade de veículos fomenta a economia local, através da criação de empregos e aumento de vendas no setor automotivo. Por outro lado, traz consigo a necessidade de ampliar e melhorar a infraestrutura de trânsito e considerar seriamente políticas de mobilidade urbana sustentável.