Paraná aparece entre os estados brasileiros com mais mortes no trânsito no século 21

De acordo com o levantamento baseado no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, o estado do Paraná aparece em terceiro lugar, quanto aos estados brasileiros com mais mortes no trânsito.

Desde o início do século, em 2001, 68.878 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito em território paranaense. Este número é o equivalente a oito mortes por dia ou um falecimento a cada seis horas.

Sendo assim, o estado do Paraná fica atrás apenas de São Paulo, com 143.353 mortes, e de Minas Gerais, com 77.556 mortes neste século.

Vítimas dos acidentes de trânsito

Analisando os dados do Paraná, é possível verificar qual o meio de transporte mais utilizado em acidentes de trânsito. Dessa forma, ocupantes de um automóvel, motociclistas e pedestres aparecem como as principais vítimas de acidentes.

Somente entre os ocupantes de um automóvel, houve 17.926 mortes no período analisado, representando 29,06% do total. Logo em seguida ficam os motociclistas, que somam 13.981 óbitos, sendo 21,89% do total. Por fim, outros 13.933 pedestres também já perderam suas vidas no mesmo período, representando 21,81% do total.

Comparando-se com os números em 2001, as mortes de ciclistas e pedestres tiveram quedas de 16% e 38%, respectivamente. Por outro lado, o falecimento de motociclistas e de ocupantes tiveram aumento significativo, de 181% e 50%.

Programa Vida no Trânsito

O Paraná conta com o Programa Vida no Trânsito (PVT), para promover intervenções efetivas com o foco na prevenção e redução das mortes e feridos graves no trânsito. Isso envolve melhorias na segurança das vias e dos veículos, comportamentos dos usuários e também o serviço de emergência.

Atualmente, 14 municípios paranaenses já adotaram o programa: Curitiba, Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Maringá, Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama.

Foto: Giulia Perachi/RBS TV