Palavrar: exposição que valoriza linguagem escrita está em três espaços de Porto Alegre

Três espaços de Porto Alegre serão habitados pelas palavras neste mês de outubro, mas não de modo usual. O trabalho artístico e filosófico é da artista contemporânea gaúcha Elida Tessler.

As onze obras da artista visual estarão expostas no Centro Cultural da UFRGS, na galeria Bolsa de Arte e na Biblioteca Pública do Estado. Com curadoria de Eduardo Veras e Gabriela Motta, os espaços exibirão um conjunto de obras que resguardam, cada uma a seu modo, distintas investigações nas quais a palavra assume protagonismo e os escritores tornam-se parte de um diálogo sustentado há anos pela artista.

A partir deste sábado (15), no Centro Cultural da UFRGS, mais de 500 pratos foram serigrafados com palavras tiradas do livro de Haroldo de Campos A Arte no Horizonte do Provável e dispostos pelas paredes.

Na Bolsa de Arte, a partir do dia 22/10 – mesma data que ficam disponíveis para visitação os trabalhos da Biblioteca Pública -, habituais garrafas de vinho esvaziadas em encontros amigáveis se transfiguram num texto atípico que, começando pelo rótulo do vinho Ulysses, permite dizer de viagens, deslocamentos e passagens.

A exposição homenageia o escritor, professor e tradutor Donaldo Schüler, que completou 90 anos e manteve importante interlocução com Haroldo de Campos e com a artista.