País ameaçado de ser submerso pelo oceano é recriado em universo virtual

Independente desde 1978, a nação de Tulavu, país que conta com cerca de 12.000 habitantes corre o risco de desaparecer em breve, devido as alterações climáticas e a subida do mar.

Pensando no futuro de suas Ilhas e preocupado com a nação, o governo de Tulavu está recriando sua própria nação dentro do metaverso.

Ministro afirma que ilhas do país Tulavu serão colocadas em “nuvem” do universo virtual

Tulavu pretende mover seu território para o metaverso, o mantendo longe das alterações climáticas que afetam sua nação, e assim, garantindo um futuro promissor para o país, mesmo que no universo digital.

“Tuvalu está levando a sério as realidades da mudança climática e procurando maneiras de preservar suas terras e cultura. Com este projeto, tentamos ajudá-los a usar o melhor que a tecnologia tem a oferecer, a vislumbrar e a se preparar para um futuro que esperamos que não se torne realidade”, afirma o ministro de Relações Exteriores do país, Simon Kofe, em entrevista a um portal australiano.

O projeto foi anunciado durante as reuniões preliminares da COP 27, realizadas em março. Com o apoio da empresa Accenture, ele já começou a ser posto em prática.

“Conforme nossa terra desaparece, não temos escolha a não ser nos tornar a primeira nação digital do mundo. Nossa terra, nosso oceano e nossa cultura são os bens mais preciosos de nosso povo. E para mantê-los a salvo de danos, não importa o que aconteça no mundo físico, os moverá para a nuvem”, disse ele.

O governo espera que mesmo no universo virtual, o país continue sendo visto como uma nação independente e que tenha suas fronteiras respeitadas.

Além de Tuvalu, a Coreia do Sul e o governo de Barbados também pretendem expandir seu território e inseri-lo no metaverso, assim, garantindo sua segurança.

Imagem: Reprodução / Revista Forum