Pagar contas com Bitcoins? Criptomoeda é aceita em mais de 200 lojas em cidade do RS

A estimativa de que uma pequena cidade chamada Rolante, situada a uma hora e meia de distância de Porto Alegre, no Vale do Paranhana, está inovando ao adotar criptomoedas como meio de pagamento tem sido um chamariz para turistas. A adoção do bitcoin por mais de 200 estabelecimentos locais foi uma estratégia para atrair esse novo perfil de visitante.

De acordo com Eduardo Timmen, vice-presidente da Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária de Rolante e Riozinho (Acisa), os estabelecimentos sinalizam a aceitação da moeda digital por meio de adesivos em suas vitrines. O método de pagamento funciona de forma simples, através de um QR Code, similar ao sistema do Pix.

Como funciona a adoção do Bitcoin no comércio local?

Para utilizar o bitcoin, os interessados precisam criar uma conta em uma corretora e gerenciar suas transações por meio de um aplicativo de carteira digital. Essa inovação já é percebida em diversos tipos de comércios locais, incluindo mercados, farmácias e lanchonetes. A iniciativa, que começou no início de 2023 pelas mãos de Ricardo Stim, um ex-piloto de avião e entusiasta das criptomoedas, rapidamente ganhou adesão dos empresários locais.

A cidade de Rolante vem se tornando uma referência nacional para pagamentos em bitcoin no comércio. Anderson Luiz Reichert, vice-presidente dos supermercados Redefort, relata uma experiência positiva, mencionando inclusive a criação da “cuca bitcoin”, um produto temático que tem encontrado boa aceitação entre os consumidores.

Em sintonia com as regulamentações, o empresário faz questão de emitir notas fiscais para todas as transações, incluindo aquelas realizadas com bitcoin, encarando a criptomoeda como um facilitador comercial e turístico, e não como um meio para evasão fiscal.

A escolha de Rolante por adotar amplamente o bitcoin revela uma visão de futuro da gestão municipal e dos comerciantes locais. A iniciativa parece estar dando frutos, transformando a maneira como os negócios são conduzidos na cidade e posicionando-a como um destino turístico inovador e atrativo para entusiastas da tecnologia.

O apoio do prefeito Pedro Luiz Rippel, que vê com bons olhos a transformação impulsionada pelo bitcoin, consolida ainda mais a posição de Rolante como uma cidade pioneira na aceitação de criptomoedas no Brasil.