Operação captura quantidade assustadora de escorpiões amarelos no centro de Porto Alegre

Mais de 15 escorpiões amarelos vivos foram recolhidos em uma ação organizada na noite desta segunda-feira (9), no Centro Histórico da Capital gaúcha. A ação, realizada no entorno da Praça Dom Feliciano, teve que abrir caixas de telefonia e energia elétrica para a captura.

A quantidade absurda de escorpiões fez com que os moradores se assustarem com sua frequência na cidade. Os trabalhos foram realizados pela Secretaria Municipal da Saúde, com a participação de agentes de combate a endemias e o apoio de profissionais do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Confira mais informações sobre as operações que capturaram grande quantidade de escorpiões amarelos vivos logo no início desta semana!

Operação noturna na região

Nesta sexta-feira (6), houve uma operação noturna na região, que concentrou o maior número de visualizações notificadas à Diretoria de Vigilância em Saúde. Além disso, a gerente da unidade de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, Roxana Nishimura, considerou a quantidade de animais capturados expressiva.

Em 2023, cinco acidentes foram notificados na capital, sendo dois deles no Centro, dois no bairro Mário Quintana e um no Anchieta. Com isso, visando a diminuição da população do animal, a prefeitura realiza limpezas frequentes nos locais públicos.

Recomendações da prefeitura

As recomendações da prefeitura, em caso de encontrar um escorpião amarelo, é fazer contato pelo serviço 156 (telefone, APP 156+POA) ou meio eletrônico. Também é importante que o requerente informe o local exato da ocorrência e um meio de contato.

Já, em caso de suspeita ou confirmação do acidente, a recomendação é levar a vítima o mais rápido a uma unidade de pronto atendimento hospitalar, único local da cidade com o soro antiescorpiônico.

Foto: Fabiano Amaral/CPPauseUnmute