Ônibus sem motorista no RS? Saiba mais sobre a novidade

Foi revelado recentemente em uma cidade gaúcha o novo projeto de ônibus autônomo, capaz de funcionar sem motorista. Nesta quarta-feira (14), em Caxias do Sul, foi apresentado o primeiro protótipo de um micro-ônibus totalmente autônomo.

O veículo foi concebido em uma parceria entre a fabricante Marcopolo e cinco start ups. Ainda não há data para que o projeto entre em produção comercial e até o momento, a legislação brasileira não permite que veículos autônomos transitem em vias públicas. Confira abaixo mais informações sobre o ônibus.

Micro-ônibus autônomo pode chegar no Rio Grande do Sul

O ônibus funciona a partir de um sistema de sensores, capazes de mapear o ambiente e detectar se há presença de outros veículos ou pedestres nos arredores. Os dados são usados por um sistema de inteligência artificial que coordena a movimentação do automóvel.

Além disso, há também uma medida de segurança para casos de emergência: o veículo conta com um botão, que pode ser acionado por um supervisor de segurança, desligando todo o sistema e travando o freio para gerar uma parada imediata.

Segundo informações divulgadas pelo G1, Ranik Guidolini, o CEO da start-up Lume, uma das envolvidas no projeto, afirmou que o sistema deve passar por testes exaustivos para assegurar que o veículo esteja treinado para todo tipo de situação.

“Precisa colocar o nosso sistema em testes exaustivos e de forma a garantir que todas as situações possíveis foram tratadas e que mesmo que não haja uma situação em que o veículo se depare, que não consiga lidar com aquela situação”, afirmou o CEO.

Segundo o diretor de investimento de inovação da Marcopolo, Alexandre Cruz, ainda há a necessidade de mais mudanças no mercado até que se possa ver esse tipo de veículo transitando pelas ruas. “O mercado tem que evoluir um pouco, ele tem que se adaptar a essa nova realidade”, declarou.

Imagem: Reprodução / Freepik