Onda de calor gera diversos problemas em Porto Alegre

Os moradores de Porto Alegre têm enfrentado momentos de dificuldades devido a constantes faltas de luz e desabastecimento de água. Esta situação tem afetado vários bairros da cidade gaúcha, em meio a uma forte onda de calor que chegou a elevar a temperatura na capital a quase 40ºC e a umidade relativa do ar a 63%, dando a sensação térmica de 46ºC, o que aumenta ainda mais o desconforto da população.

Este cenário, além de causar transtornos aos cidadãos, ressalta a necessidade de se encontrar soluções urgentes para os problemas de infraestrutura da cidade, especialmente diante das mudanças climáticas e seus impactos nos sistemas de fornecimento de serviços essenciais.

Quais são as medidas tomadas para mitigar o problema?

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), tem buscado minimizar a situação, enviando caminhões-pipa para suprir a falta de água em diversas regiões da cidade. Esta medida emergencial se fez necessária pois, além das altas temperaturas, a instabilidade no fornecimento de energia elétrica impactou fortemente o fornecimento de água na capital.

No último fim de semana, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo, responsável pelo abastecimento de vários bairros da zona Sul, Extremo Sul e Lomba do Pinheiro, ficou sem energia por quatro horas, ocasionando danos em vários equipamentos por causa de oscilações de tensão na rede elétrica quando a energia foi restabelecida.

Quantidade de água distribuída pelos caminhões-pipa

De acordo com o Dmae, nos últimos três dias, foram distribuídos cerca de 503 mil litros de água para os bairros afetados, como Lomba do Pinheiro, São José, Coronel Aparício Borges e Restinga, através de diversos caminhões-pipa.

Temperaturas recordes na capital gaúcha

No último domingo (17), a temperatura máxima registrada no Jardim Botânico foi de 38,4ºC, sendo a segunda mais alta deste ano, perdendo apenas para os 38,8ºC registrados no dia 13 de fevereiro. Outras regiões da cidade também apresentaram temperaturas altíssimas, como o Lami (39,6ºC), Auxiliadora (39,3ºC), Chácara das Pedras (38,8ºC) e Belém Novo (36,9ºC).

A temperatura mínima registrada na madrugada desta segunda-feira (18), de 25,6ºC na estação do bairro Jardim Botânico, foi a mais alta deste ano em Porto Alegre. Segundo o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia, a mínima foi a mais alta para dezembro desde 31 de dezembro de 2014, e a mais alta para qualquer mês do ano desde janeiro de 2021.