Oktoberfest Blumenau: Confira curiosidades sobre a tradicional festa de SC

A Oktoberfest Blumenau é um dos eventos mais populares da região, sendo conhecido por ser a festa da cerveja. Além de ser a maior do país, é também a segunda maior do mundo inteiro, atrás apenas do evento original, realizado anualmente na cidade de Munique, na Alemanha.

Com esse espírito de festa, várias pessoas se organizam para o Oktoberfest de Santa Catarina, em Blumenau, que começou como uma forma de reerguer a cidade após as enchentes devastadoras da época de 1980.

Conheça agora mesmo algumas tradições que tornam o evento blumenauense único!

A festa sempre acontece em outubro

Por soar estranho, mas essa é uma característica da Oktoberfest de Blumenau em que não se assemelha com o evento que inspira a festa em solo catarinense, uma vez que em Munique, os festejos começam logo em setembro.

Originalmente, ela aconteceu em outubro, porém, foi adiada e começou a acontecer em meados de setembro. Isso porque, o clima da Alemanha é mais favorável neste mês.

Fritz e Frida

Uma das formas pelo qual o Oktoberfest se destaca é que, em Blumenau, o evento mantém contato com as origens alemãs. Ou seja, os trajes típicos também são utilizados em solo catarinense.

E o incentivo vai além: quem frequenta a festa trajado de roupas características tem entrada gratuita de domingo a quarta-feira, e direito à meia-entrada de quinta à sábado (sendo válido para todos os dias, exceto feriados e vésperas).

Competições e brincadeiras

Durante os dias de festa, são realizadas várias competições que já viraram tradição no Oktoberfest de Blumenau. A mais conhecida é a Chope em Metro, que ocorre desde a primeira edição do evento.

A brincadeira consiste em consumir uma tulipa de um metro, com 600 ml de cerveja sem álcool, sem babar ou tirar a taça da boca. Vence quem terminar em menor tempo.

Imagem: Reprodução / Drazen Zigic / Freepik