Obra de importante avenida da Capital só deve ser concluída em setembro

As obras realizadas na tubulação da Avenida Loureiro da Silva no Centro Histórico de Porto Alegre só devem ser concluídas no mês de setembro. A estimativa foi feita pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). 

O prazo inicial para conclusão da obra era de até 15 dias, tempo informado no dia 3 de agosto após o surgimento de uma cratera de cerca de cinco metros de diâmetro e três de profundidade na Avenida Presidente João Goulart. O enorme buraco se abriu na pista em direção à orla do Guaíba. 

Nesta semana, o Dmae iniciou a soldagem para instalação de um bloqueador da tubulação de esgoto, impedindo o vazamento de resíduos no local dos reparos. Após a soldagem será realizado o envelopamento em concreto do emissário, o que possibilitará o início dos serviços na rede pluvial da avenida Loureiro. 

De acordo com o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, a instabilidade climática prejudica o andamento das obras.  “Por se tratar de uma estrutura em aço, que sofreu o desgaste do esgoto cloacal por mais de 50 anos e está instalada na profundidade do lençol freático, o serviço é delicado. Principalmente nessa época do ano, em que temos instabilidade climática”, ressalta.

Devido às obras, seguirá bloqueado o trecho das avenida Loureiro da Silva entre a Câmara de Vereadores e a rótula da Edvaldo Pereira Paiva com avenida João Goulart. Os motoristas devem fazer o desvio pela rua General Vasco Alves, rua dos Andradas, rua General Canabarro e Siqueira Campos.