Novo trajeto entre RS e SC já tem previsão para ser inaugurado

Um novo trajeto que conecta os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina já tem previsão para ser inaugurado. De acordo com o governo de SC, a ponte pênsil que conecta o município de Passo de Torres (SC) a Torres (RS) deve ter sua reconstrução finalizada até o verão.

A obra tem o orçamento estimado em R$ 750 mil e será efetuada pela prefeitura de Passo de Torres em parceria com o governo do estado. A estrutura precisou ser reconstruída após o rompimento dos cabos de sustentação em fevereiro. Confira abaixo mais informações sobre o projeto.

Trajeto que conecta Rio Grande do Sul e Santa Catarina ficará pronto até o verão

De acordo com o governador Jorginho Mello (PL), esta novo trajeto será mais seguro e moderno, mas mantendo as mesmas características da original. Serão reaproveitados materiais que sobraram da primeira ponte, como aço, corrimões e telas. As partes construídas em concreto passarão por um processo de restauração.

As capacidades da ponte serão as mesmas da anterior – cerca de 1,4 mil quilos, o equivalente a 20 pessoas. Quando a original despencou, estava superlotada, com 100 pessoas, o equivalente a cinco vezes mais do que o limite.

Na madrugada do dia 20 de fevereiro, durante o feriado de Carnaval, dezenas de pessoas caíram na água do rio Mampituba quando os cabos que sustentavam a ponte se romperam.

O acidente também resultou na morte do jovem Brian Grandi, de 20 anos. Seu corpo foi encontrado três dias depois no litoral catarinense. De acordo com um laudo técnico realizado pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP), o rompimento foi provocado pela corrosão dos cabos de aço.

Na inauguração da ponte, em 1985, ocorreu um caso similar: a ponte não suportou o excesso de piso e acabou cedendo. Não houve vítimas.

Imagem: Reprodução / Prefeitura de Torres