Novo trajeto entre cidades gaúchas já tem data para ser inaugurado

A prefeitura de Barra Ribeiro, no interior do Rio Grande do Sul, inaugurou, neste domingo (9), os molhes e farol da barra, permitindo que a região conte com mais um sistema hidroviário e aproveite a Costa Doce do RS.

O projeto será explorado como destino turístico através da embarcação Viva Guaíba, do grupo CatSul, que deve contar com operações saindo do Pier do Pontal, em Porto Alegre, em direção à Barra.

De acordo com o prefeito da cidade, Jair Machado (MDB), os investimentos que serão realizados na orla da Barra do Ribeiro são feitos de forma estratégica para o desenvolvimento do turismo na região.

Inauguração dos molhes: mais detalhes

A inauguração dos molhes, que ocorreu neste domingo, aconteceu durante a 3° edição do Velejaço Solidário. “Estamos incentivando a parte náutica. Infelizmente os municípios da Costa Doce têm virado suas costas para o rio”, refletiu o prefeito.

Aproximadamente duzentas embarcações participaram desta edição e comemoraram a criação da nova rota. Além disso, a utilização da rota como forma turística deve ser usada como um teste, a fim de aprimorá-lo e utilizá-lo como transporte comercial metropolitano.

O prefeito ainda afirma que uma das ambições para o projeto, é receber o Catamarã. Contudo, ainda não é possível, devido à dificuldade de embarcações maiores de atracar muito próximo à beira. 

Melhora na economia através do turismo

Segundo a projeção realizada pelo secretário na abertura oficial do Velejaço, a segunda gestão do governo Eduardo Leite (PSDB), pretende dobrar a participação do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho, de 4% para 8%.

Além da utilização do turismo doméstico, como foi ressaltado pelo embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Eduardo Valles, é possível também, estreitar as relações entre o Rio Grande do Sul e Uruguai por todos os modais de transportes, para fins turísticos e também logísticos.

TÂNIA MEINERZ/JC