Novo parque de eventos no RS terá investimento milionário

O Parque de Eventos Valecy Cabeleira Bitelo é visto pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Paulo Garcia, como um projeto de muito trabalho e propósito em prol da cidade de Gravataí. Ele é o chefe da equipe responsável por tornar o plano uma realidade.

Uma equipe de reportagem do portal Giro de Gravataí visitou as dependências do espaço na véspera de sua inauguração. A SMSU teve sua sede administrativa transportada temporariamente para o local para auxílio nos trabalhos.

O parque ocupa uma área de 50 hectares, com investimnto de R$ 7 milhões em sua construção. Por meio do programa Gravataí Mais Limpa, a SMSU levou ao local uma proposta de incentivo ao cuidado popular da natureza.

O público infantil será alvo de campanhas e trabalhos educativos para preservação do investimento, simbolizada pelo grafite de uma criança numa das dependências do parque.

Sustentabilidade

A estrutura do centro de eventos do parque estará aberto para toda a comunidade, segundo o secretário. Uma área contemplativa próxima ao lago é, em sua opinião, a melhor do local. Serão confecionadas plantas e flores para serem adicionadas à paisagem.

Garcia frizou à reportagem do Giro de Gravataí que: “É importante ressaltar que não derrubamos nenhuma árvore. Pelo contrário, estamos plantando. No entorno do lago, plantamos 65 mudas de Ipê. Em todas as entradas – são três: a principal e 2 laterais para acesso dos prestadores de serviços – vamos plantar cerejeiras japonesas, que quando florescerem formarão um túnel. Na área da entrada, que conta com uma figueira centenária e um butiazeiro, também plantaremos plátanos. E temos 600 mudas de plantas nativas prontas para o plantio”.

Atividades diversas

O lago foi minuciosamente pensado: possui o formato do mapa do Rio Grande do Sul. A cancha para provas campeiras, a Feira Agrorrual, encontros de carros antigos e até mesmo provas de wheeling serão realizadas por todas as dependências do parque.