Novo hospital é criado para atender atingidos por enchentes no RS

Desde domingo (10), os moradores de Roca Sales afetados pelas enchentes causadas pela passagem de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul, estão podendo receber atendimento em um novo hospital de campanha na cidade, localizada a 142 km da capital Porto Alegre. O único hospital da cidade foi destruído durante a atuação do fenômeno.

Segundo o Ministério da Saúde, o novo espaço, localizado no Campo Concórdia, tem capacidade para atender até 15 mil pessoas por um três meses. 20 profissionais, sendo eles médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e psicólogos, estão trabalhando no atendimento de casos com média e alta complexidades.

Novo hospital conta com estrutura para primeiros socorros e três leitos

Na estrutura, também há uma área para primeiros socorros e três leitos de estabilização para pacientes graves. Lá, também há ambulâncias e central de distribuição de medicamentos. Quem for atendido no local, será encaminhado para dar continuidade aos tratamentos junto às redes de saúde estadual e federal.

Toda a região do Vale Taquari, que foi muito afetada pela chuva, deve ser atendida no novo hospital.

“Os hospitais de Lajeado e de Encantado estavam lotados antes deste desastre. Então, é importante a construção desse hospital de campanha para dar todo o apoio necessário. É importante que seja aqui, pois as pessoas não querem ficar distantes dos seus locais agora”, disse o diretor do Grupo Hospitalar Conceição, Gilberto Barrichelo.

A gestão é feita pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que divulgou que a estrutura vai oferecer atendimento pré-hospitalar e hospitalar para toda a região do Vale do Taquari, uma das mais atingidas.

Conforme as últimas atualizações, 47 pessoas morreram em decorrência das enchentes causadas pela passagem de um ciclone extratropical pelo RS. As mortes ocorreram em Bom Retiro do Sul (1); Colinas (2); ; Cruzeiro do Sul (5); Encantado (1); Estrela (2); Ibiraiaras (2); Imigrante (1); Lajeado (3); Mato Castelhano (1); Muçum (16); Passo Fundo (1); Roca Sales (11) e Santa Tereza (1).

Imagem: Freepik