Novo ciclone pode chegar ao RS ainda nesta semana; confira previsão

Um novo ciclone pode atingir o Rio Grande do Sul ainda nesta semana. De acordo com a empresa de meteorologia Climatempo, uma nova ocorrência do fenômeno estará se formando entre a costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai nesta sexta-feira (18) até sábado (19).

A previsão aponta que a formação do fenômeno pode provocar instabilidades em estados da Região Sul e no Mato Grosso do Sul, além de uma frente fria no sábado. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Ciclone pode atingir a Região Sul nesta sexta-feira

De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, o fenômeno traz risco de temporais para diversos estados. “A formação do ciclone provoca chuva forte com risco de temporais em áreas da Região Sul do Brasil e também no sul de Mato Grosso do Sul.”, afirma Luengo.

Além disso, afirma também que em alguns pontos dos estados citados, a chuva pode vir acompanhada de fortes rajadas de vento, capazes de chegar até aos 70 km/h. Na sexta-feira, estarão sob risco no RS a Região Noroeste, Fronteira Oeste, Campanha, Vales, Região Metropolitana, Vales e Região Central.

No sábado, uma frente fria se formará a partir do ciclone, avançando diretamente para o Sudeste.  As chuvas provocadas por esta frente fria atingirão o norte gaúcho e as áreas da fronteira do Paraná com São Paulo, assim como parte do Mato Grosso do Sul.

Nesta ocorrência, as rajadas de vento poderão chegar até aos 60 km/h, alcançando maior força na área do litoral gaúcho até a Costa Verde, chegando até os 80 km/h. A Climatempo alerta também para perigo no mar: “Devido aos fortes ventos, o mare também fica agitado, principalmente no litoral do Rio Grande do Sul”, afirma.

De acordo com a Sema-RS, a aproximação da frente fria trará também chance de granizo na metade Sul do RS nesta quinta-feira (17).

Imagem: Reprodução / wirestock / Freepik