Nova ponte entre SC e RS será construída ainda neste ano

Uma ponte que conectará Santa Catarina e o Rio Grande do Sul será construída e deve ser entregue ainda este ano. O projeto de reconstrução da ponte pênsil entre as cidades de Torres, no litoral gaúcho e Passo de Torres, em SC, foi concluído e tem entrega planejada para antes do próximo verão.

A estrutura está sendo reconstruída após uma tragédia que ocorreu na época do Carnaval – no dia 20 de fevereiro, o rompimento dos cabos fez a ponte virar, provocando a queda de dezenas de pessoas e a morte de um jovem de 20 anos. Confira mais informações abaixo.

Ponte entre Torres e Passo de Torre será entregue até o fim do ano

O projeto foi concluído pela prefeitura de Passo de Torres e está orçado em cerca de R$ 749 mil. Os custos serão cobertos pelo estado de Santa Catarina. Segundo informações do portal GZH, o prefeito Valmir Rodrigues afirmou que a nova estrutura manterá as mesmas características da original, como laterais de madeira e sustentação por cabos de aço.

Além disso, serão reaproveitados o que sobrou do aço, corrimões e telas da antiga ponte. As partes construídas em concreto serão revitalizadas. Esta nova estrutura terá a mesma capacidade da anterior: poderá suportar cerca de 1,4 mil quilos, o equivalente a 20 pessoas. A empresa responsável pela obra será escolhida por licitação, que deve ser aberta em até 45 dias.

A ponte pênsil entre Torres e Passo de Torres caiu no dia 20 de fevereiro. Na ocasião, 100 pessoas estavam acima da estrutura, que só tem capacidade para 20. A queda deixou pessoas feridas e causou a morte de Brian Grandi, de 20 anos, que não sabia nadar. Seu corpo foi encontrado três dias depois.

Em um laudo técnico revelado pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP), a tragédia foi provocada pela corrosão nos cabos que mantinham a ponte.

Imagem: Reprodução / Prefeitura de Torres