Nova passarela de pedestres é projetada para o ano que vem no Arroio Dilúvio

A Prefeitura de Porto Alegre divulgou, nessa segunda-feira (24), que o projeto executivo para a nova passarela de pedestres na Avenida Ipiranga sobre o Arroio Dilúvio está em fase final de elaboração. 

A construção permitirá a travessia em ambos os sentidos da via próxima a unidade da CEEE Equatorial. 

O anúncio feito pelo Executivo é referente à elaboração do projeto executivo, um documento que estabelece as diretrizes técnicas e limites legais de uma obra. 

Nesta situação, “Ajustes finais” é o termo utilizado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) para descrever a etapa em que o processo se encontra. 

Além disso, a administração tem analisado uma forma de captar recursos para tirar o projeto do papel ainda no próximo ano. 

Antiga passarela apresentava riscos para pedestres

A antiga passarela do local havia sido construída em madeira e foi removida em fevereiro de 2019 após comprovação de riscos à segurança dos pedestres que a utilizavam há duas décadas. Esta havia sido feita por meio de uma parceria entre a prefeitura da Capital e a Ceee. 

Segundo a prefeitura, a passarela apresentava rachaduras e manchas escuras nas peças de madeira que a constituíam, além de apresentar deformações no vão central e deslocamento lateral de parapeitos. 

Após quase quatro anos sem a passarela, as pessoas que residem ou trabalham na região ainda precisam caminhar por cerca de 15 minutos para ter acesso ao lado oposto da avenida, uma vez que a passagem mais próxima é pela ponte da Avenida Antônio de Carvalho.