Nova droga é apreendida no RS! Saiba mais

Uma nova droga foi apreendida pela primeira vez no Rio Grande do Sul, apontam informações do Instituto Geral de Perícias (IGP)´e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

O ALD-52 é um entorpecente de origem sintética, com forma de selo de papel e atuação similar ao LSD. Sua apreensão ocorreu em junho do ano passado, no município de Santiago, e o resultado dos estudos do IGP confirmou não haver nenhum outro composto igual no banco de dados da instituição. Confira abaixo mais detalhes.

Nova droga é parecida com LSD

Após a análise do IGP confirmar que se trata de uma Nova Substância Psicoativa, o produto foi levado ao laboratório da UFCSPA, que conseguiu determinar a composição de sua molécula. De acordo com o estudo, a droga ALD-52 é metabolizada pelo fígado e biotransformada em LSD, passando a atuar com as mesmas características.

A substância demora a fazer o efeito, o que traz mais riscos para seu usuário, podendo levar ao consumo mais doses em busca de um resultado mais rápido. Sua atuação é prolongada, fazendo com que o indivíduo passe até horas sob seus efeitos.

O ALD-52 aumenta a sensibilidade dos sentidos, como paladar, visão e audição, trazendo também riscos de paranoia e surtos violentos. Os perigos são ainda mais significativos caso a droga esteja associada com outras substâncias, como o álcool, por exemplo.

ALD-52 já foi identificado em São Paulo

Amostras da mesma substância já haviam sido identificadas em São Paulo. Segundo a chefe da Divisão de Química Forense do IGP, Lara Soccol Gris, o surgimento da droga no Brasil prova o crescimento de laboratórios de substâncias sintéticas. “Isso revela o tamanho do desafio de identificar essas substâncias, em função da grande variedade de coisas novas que aparecem”.

Em 2019, o IGP identificou outra droga sintética, que causou a morte de um jovem em Igrejinha, no Rio Grande do Sul. Em 2022, o instituto recebeu cerca de 1.986 requisições para pesquisa de drogas em comprimidos artesanais e selos.