Nova carteira de identidade começará a ser emitida em janeiro; Veja novo modelo

A Carteira de Identidade Nacional (CIN), começará a ser emitida em janeiro nos estados de São Paulo, Amazonas, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Distrito Federal. O documento não possuirá o número do RG, que deixará de existir.

O novo documento chegou primeiro em julho deste ano no Rio Grande do Sul, e em seguida começou a ser emitido nos estados do Goiás, Paraná, Piauí, Acre e Minas Gerais.

Quais as diferenças da nova carteira de identidade?

Na nova carteira de identidade, o número do documento passará a ser o CPF, mudança que traz o fim do número do RG. Anteriormente, o RG era emitido por cada estado, fazendo com que cada cidadão pudesse ter mais de um número. Portanto, a mudança busca acabar com a burocratização do acesso e também unificar o documento de cidadãos em diferentes estados, evitando fraudes.

Não será obrigatório a troca para o novo documento, sendo as carteiras de identidade dos padrões anteriores ainda válidas por um prazo de 10 anos, até 29 de fevereiro de 2032. Cada secretaria de Segurança Pública será responsável pela emissão das carteiras. Será preciso ter o CPF regularizado na receita federal, sendo também necessário validações biométricas e biográficas antes de sua emissão.

A CIN possuirá versão digital e física, que será impressa em papel-moeda. O documento terá um QR Code que permitirá ser validado de forma eletrônica. A nova carteira de identidade também serve como documento de viagem para países do Mercosul, pois incluirá o código de padrão internacional MRZ, usado em passaportes. Para demais países, ainda será necessário o passaporte.