Notícia sobre Bolsa Família gera preocupação para os brasileiros

O Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, confirmou o desligamento de 1,5 milhão de pessoas do Bolsa Família. Desde janeiro, o governo Lula realiza um pente-fino no Cadastro Único, com o objetivo de averiguar quais cidadãos estão em situação regular para receber o benefício.

De acordo com o ministro, as famílias excluídas estão recebendo os pagamentos mesmo tendo renda acima do permitido. O pente-fino deve continuar até maio, e a estimativa é que ao todo, cerca de 2,5 milhões de brasileiros sejam retirados do programa.

Pessoas excluídas do Bolsa Família estavam em situação irregular

Em nota, Wellington Dias afirmou que o pente-fino está focado na investigação de cinco milhões de famílias que se declaram como unipessoais. A hipótese é uma parcela dos cadastros irregulares sejam de residências onde um representante recebe o benefício, enquanto outro membro se declara como família unipessoal e também recebe os pagamentos.

Além disso, estão sendo convocadas também os cidadãos que estão com os dados desatualizados. Em caso de morte ou nascimento de familiar, ou mudança de residência, é preciso atualizar as informações no sistema. Caso esse procedimento não seja realizado, os indivíduos podem constar com suspeita de fraude ou irregularidade. No entanto, nesse caso, é possível solucionar o problema com o ajuste dos dados.

700 mil famílias podem começar a receber o Bolsa Família

A medida traz uma vantagem para as famílias que estavam aguardando na fila, que agora poderão receber o Bolsa Família. A estimativa é que cerca de 700 mil pessoas sejam beneficiadas com a transferência de renda. Atualmente, há aproximadamente 22 milhões de brasileiros inclusos no programa.

Para quem pode se enquadrar no benefício, a recomendação é procurar uma unidade de atendimento do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Você pode conferir como se inscrever no CadÚnico para receber o Bolsa Família clicando aqui.