Não recebi o vale-gás em janeiro. Como receber a próxima parcela?

O Governo ainda não anunciou quando pretende incluir novas famílias no programa para receber o benefício. A entrada de novas famílias será feita de forma gradativa e somente em 2023 todos os beneficiários do Auxílio Brasil terão direito ao vale-gás. 

O programa começou a pagar a primeira parcela do benefício em Dezembro de 2021 no valor de R $52,00. Aproximadamente 5,5 milhões de famílias foram contempladas com o auxílio, e cerca de 18 milhões ainda podem ser beneficiadas, segundo o Ministério da Cidadania.

Como participar do programa vale-gás

O Vale Gás é um benefício do Governo Federal destinado a famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para a compra do gás de cozinha. 

O valor do benefício para cada família elegível a participar do programa será correspondente a uma parcela de 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 quilos a cada dois meses. 

O valor médio do botijão em 2021 foi de R $102,48. Isto é, a família deve receber o auxílio gás no valor de R $51,24.

De acordo com o texto do programa, têm direito ao benefício as famílias com renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) ou famílias que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Mulheres vítimas de violência doméstica e sob medida protetiva terão prioridade para receber o benefício. 

O pagamento será efetuado via Caixa Econômica Federal com a estrutura do Auxílio Brasil e para participar do programa não é necessário cadastramento. O Governo utilizará a base de dados do CadÚnico e do BPC.