Não é do RS! Cidade de SC é considerada a mais FRIA do Brasil; confira

O Sul é considerada a região com as mais baixas temperaturas em todo o Brasil. Entre os estados da região, um que constantemente é lembrado por seu frio é o Rio Grande do Sul – no entanto, a cidade mais fria do Brasil não se encontra no RS, e sim em Santa Catarina.

Em dezembro de 2021, Urupema, localizada na serra de Santa Catarina, recebeu o título de Capital Nacional do Frio. Neste município, são comuns temperaturas negativas durante o inverno e fenômenos como neve e geada são mais frequentes que no restante do Brasil. Confira abaixo mais informações sobre a cidade.

Cidade mais fria do Brasil se encontra em Santa Catarina

De acordo com informações do Summit Mobilidade, do Estadão, a cidade se encontra a 1.425 metros de altitude, sendo assim a cidade mais alta de Santa Catarina. A sua posição já garante uma temperatura mais amena durante todo o ano – no verão, a média é de 18 °C.

Porém, o frio é sentido verdadeiramente durante o inverno, quando se torna comum os termômetros registrarem temperaturas abaixo de zero. Nos meses de junho, julho e agosto, Urupema já chegou à -14 °C. Além disso, o município é um dos pontos do Brasil onde fenômenos como neve e geada ocorrem em maior frequência – em média, de 3 a 5 dias por ano.

No ranking das cidades mais frias do Brasil, segundo o Anuário Climático do Brasil, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a segunda posição também se encontra em Santa Catarina: Bom Jardim da Serra, no Parque Nacional de São Joaquim.

Já o terceiro lugar se encontra no Rio Grande do Sul: São José dos Ausentes, localizada no pico mais alto do estado, tem ocorrências constantes de neve e geada e já registrou mínimas de até -4 °C.

Imagem: Reprodução / Prefeitura de Urupema