Museu do Café no PR é inaugurado no estado e já pode receber visitas a partir de terça (29)

Foi inaugurado nesta quinta-feira (24) o Museu do Café de Londrina, no norte do estado do Paraná. O espaço, que será liberado para o público na próxima terça-feira (29), será um ponto de preservação da história do cultivo de café na região, considerado um dos mais importantes produtos da história local.

O museu está localizado na Unidade Sesc Londrina Cadeião (Rua Sergipe, n.º 52), com atendimento entre terça a sexta-feira, das 9 às 21h e entre 9 às 18h em sábados e domingos. Confira abaixo mais informações sobre o novo espaço cultural.

Museu do Café de Londrina será aberto para o público na próxima terça-feira (29)

O museu conta com quatro espaços, que serão usados tanto para exposições permanentes — que contarão com recursos tecnológicos, imersivos e sensoriais, segundo o governo do estado — e também temporárias, montadas por artistas contemporâneos e focadas no café.

Além disso, o prédio, de mil metros quadrados, conta também com uma biblioteca, espaço para realização de cursos de diversos tipos, sala de atendimento, loja para venda de souvenirs, entre outros. As atrações do museu incluem também jogos educativos e experiências táteis.

O acervo será composto por diversos objetos históricos, como fotografias, documentos, entre outros — ao todo serão 750 itens. Há também depoimentos em vídeo sobre a história de cada um deles. O museu continua aberto para receber doações da população.

De acordo com o governador Ratinho Júnior, o museu é um presente para a cidade e o restante do estado. “O café faz parte da história do paranaense. Inúmeras famílias vieram para o Paraná para trabalhar com o café, principalmente no Norte do Estado, e criaram raízes por aqui. Ele é protagonista da geada negra, mas o Estado se levantou e depois disso virou uma potência na produção de alimentos”, afirma o governador.

Imagem: Divulgação / Gilson Abreu / AEN