Mural gigante de Daiane dos Santos é inaugurado em Porto Alegre

No dia 17 de novembro, foi inaugurado em Porto Alegre o mural DOS SANTOS, no qual a ex-ginasta Daiane dos Santos está reproduzida em 50 metros de altura. A obra, criada pelo artista Kelvin Koubik a pedido da oitava edição da Virada Sustentável, fica na empena do prédio da Fecomércio-RS, ao lado do viaduto da Conceição, Centro de Porto Alegre.

A obra é uma homenagem ao aniversário de 20 anos do primeiro título mundial conquistado por Daiane. Este é o segundo mural de Koubik na capital gaúcha. O primeiro foi uma homenagem ao ambientalista gaúcho José Lutzenberger instalado na lateral do prédio do IPE.

“Estar neste espaço representa que o povo negro existe no Rio Grande do Sul, que muitas pessoas às vezes acham que aqui não existem pessoas pretas. Nós existimos. E mostra que as pessoas pretas e negras são vencedoras também”, disse Daiane durante a cerimônia de inauguração.

Daiane dos Santos: construção de uma bela história

Ao longo de sua carreira, Daiane dos Santos conquistou diversas medalhas de ouro em etapas da Copa do Mundo, triunfou na Universíada e no Campeonato Pan-Americano de 2001. Nos jogos Pan-Americanos, levou para casa duas medalhas de prata e três de bronze. Atualmente, Daiane é embaixadora da ONU Mulheres.

A mulher que mudou e até hoje tenta mudar a história do Brasil, não deixou de expor sua emoção durante o evento da Virada Sustentável. A ex-ginasta agradeceu a sua família, os treinadores e a federação gaúcha. Para ela, a arte representa o povo negro que existe no Rio Grande do Sul e que “cada traço contou um pouco da sua história”.

“Eu espero que esse mural lindo, no coração de Porto Alegre, possa trazer toda a alegria e toda a inspiração para a vida de cada pessoa que passar por aqui. Eu, como Porto Alegrense, como atleta e como mulher negra gaúcha, agradeço a cada um de vocês, sem vocês, nós não estaríamos aqui. A gente tá comemorando 20 anos esse ano da medalha do mundial e ter essa honraria na minha cidade, no meu estado é muito importante. Não é só para mim, mas pra todos nós que construímos essa história”.