Mudança drástica no tempo gera alerta para moradores de estados do sul

Logo após sofrer com períodos de tempo instável, com chuvas intensas e ventos extremos, granizo e geadas, o Sul do Brasil deve enfrentar baixas temperaturas no início desta semana. Isso porque, devido à passagem do ciclone extratropical, uma frente fria de massa polar foi formada na região.

Contudo, a partir de domingo (23), o tempo pode mudar drasticamente e os moradores do Rio Grande do Sul podem passar por calor, por conta de outro ciclone, em região oceânica.

De acordo com a empresa de meteorologia Climatempo, o tempo irá começar a esquentar no sábado (22), ficando entre 14°C e 28°C na capital gaúcha.

Termômetros começam a marcar altas temperaturas

A partir de domingo os termômetros podem marcar 30°C na região, ficando mais quente até na próxima terça-feira (25). Depois, a máxima volta a cair para 21°C na quarta (26), podendo assumir um clima mais chuvoso.

Segundo a empresa MetSul, os termômetros marcam de 5°C a 10°C no Rio Grande do Sul, causando um grande choque térmico, devido à reviravolta do clima. “O Rio Grande do Sul deve ser o Estado em que a diferença de temperatura será mais radical entre este começo e o final da semana”, destaca a MetSul.

Confira previsão para Santa Catarina e Paraná

Em Florianópolis, capital catarinense, a temperatura mínima é de 12°C e a máxima fica a 17°C nesta terça-feira (18). A chuva só deve passar na sexta-feira (21) e as temperaturas devem aumentar a partir de segunda-feira (24).

Já em Curitiba, capital paranaense, a temperatura fica entre 8°C e 14°C nesta terça-feira (18). Na quarta-feira (19) a chuva tende a aumentar e irá esfriar mais. As temperaturas irão subir lentamente no domingo (23), com máxima de 21°C.

Foto: Alex Rocha/PMPA