Morre um dos grandes nomes da música do RS

Faleceu nesta quarta-feira (10) um dos principais nomes da música no Rio Grande do Sul, o cantor e compositor Luiz Carlos Borges, ao 70 anos. Ele estava internado no Hospital da Santa Casa, em Porto Alegre, desde o dia 27 de março.

Segundo informações divulgadas pela família, ele sofria com problemas de aneurisma de aorta. Ele deixou esposa e cinco filhos. Seu velório será realizado nesta quinta-feira entre as 9h às 18h, aberto ao público, no Theatro São Pedro. Confira mais informações abaixo.

Ícone da música nativista morre em Porto Alegre

Luiz Carlos Borges construiu uma longa trajetória no cenário musical gaúcho, como um dos principais nomes no tradicionalismo. Nascido em Santo Ângelo, ele começou sua carreira tocando com o irmão Antônio, na dupla Irmãos Borges. Juntos, lançaram três discos. Em 1980, começou sua carreira solo após o sucesso da composição “Tropa de Osso”.

Também na década de 1980, graduou-se em Música pela Universidade Federal de Santa Maria. Ele exerceu diversos cargos públicos, como assessor de Cultura e Turismo em São Borja e Santa Maria e titular da secretária de Cultura de Santa Rosa. Neste último cargo, foi o responsável pela criação do Musicanto, tradicional festival de nativismo do município.

Em toda sua carreira, produziu 35 discos, 269 composições e deixou 720 gravações registradas. Ele já fez shows internacionais em diversos países, como Argentina, Áustria, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Eslovênia, Suiça e Polônia.

Nas redes sociais, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) divulgou uma nota lamentando a perda do artista. “O artista deixou sua marca na cultura gaúcha e sua partida é uma perda imensurável. Um dos nomes mais respeitados no tradicionalismo, Borges dedicou quase 60 anos de sua vida à música, estando sempre acompanhado por seu acordeão.”, afirma o comunicado.

“Algumas vezes foi tropeiro e outras foi tropa, agora, noutras andanças, seguirá vivo em seu legado que já se faz eterno.”, finaliza o texto.

Imagem: Reprodução / Secretaria de Estado da Cultura do RS