Moradores flagram macaco andando pelas ruas de Porto Alegre

Moradores da Zona Sul de Porto Alegre flagraram um macaco circulando pelo bairro da Azenha nesta terça-feira (17). A Patrulha Ambiental da Brigada Militar do Corpo de Bombeiros foi chamada para resgatar o animal, que se deslocou pelos postes da avenida da Azenha até a rua Nunes Machado, onde ficou em uma árvore até os bombeiros chegarem, de acordo com Rodrigo Dahm, comerciante local que gravou o macaco.

As equipes não conseguiram retirá-lo do local e ele seguiu em monitoramento ao longo da madrugada da quarta (18). De acordo com a Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), trata-se de um macho, com a pata machucada. A equipe da pasta afirma que tem monitorado o animal há uma semana, e afirma que ele foi visto na Glória semana passada.

Prefeitura atendeu 786 chamadas em 2022 para casos similares ao do macaco

Foram 786 casos atendidos pela Smamus em 2022 para resgate de animais. O número é 23% maior que o registrado em 2021, de 630 ocorrências. De acordo com a chefe da equipe, Soraya Ribeiro, a população deve entender que a maioria dos animais não representam risco se não forem incomodados.

“A população acaba ficando muito nervosa, solicitando atendimentos para animais que estão machucados e com filhotes. Muitas espécies possuem habilidade de adaptação na cidade, então precisamos ter a consciência que eles, caso não sejam incomodados, não farão nenhum mal”, afirma Soraya.

A orientação ao encontrar um animal silvestre em rua é acionar o governo municipal para realizar o resgate. O telefone para contato em dias úteis é (51) 3289-7517, e nos fins de semana, deve ser usado o 156.