Monumento de Gaúcho com 50 metros de altura será construído no RS

Nesta segunda-feira (20), o município de Arroio do Meio convocou a imprensa regional para apresentar a prestação de contas dos dois primeiros anos de mandato do prefeito Danilo Bruxel e da vice-prefeita, Adriana Meneghini Lermen. Após a apresentação, o prefeito, a vice-prefeita e o secretário de Administração, Áureo Scherer, anunciaram um grande investimento na área de turismo cultural e natural.

Um complexo privado dedicado à cultura gaúcha será erguido no Morro São José, onde haverá uma estátua de um gaúcho de cerca de 50 metros de altura. O parque cultural também terá um restaurante, hotel, arena multiuso e uma roda gigante. O gaúcho da estátua estará voltado para o Vale e para a região do pampa gaúcho.

O secretário de Administração informou que o projeto será financiado por empresários do Vale do Taquari e de outros lugares, inclusive de Nova Iorque, nos EUA.

Além disso, o complexo terá uma fundação cultural para cuidar do Morro Gaúcho e São José, preservando suas águas, animais e plantas.

Mas qual a importância do projeto?

O Parque Cultural Gaúcho é um projeto diferente do Parque Gaúcho, que já existe em Gramado e é o único parque temático do mundo que resgata a formação e evolução do gaúcho, seus usos e costumes.

O Parque Cultural Gaúcho que será construído em Estrela, no Morro São José, tem objetivo de valorizar a cultura gaúcha e atrair turistas para a região. O projeto também pretende preservar o meio ambiente e a história do local.

Imagem: Reprodução / Marcelo Cardoso