Mistérios no RS! Flashes misteriosos surgem e assustam moradores

Um fenômeno luminoso foi capturado na madrugada desta terça-feira (27), conhecido como sprites vermelhos, ocorrendo em elevada altitude e em menos de um segundo. O registro foi realizado sobre o mar, na cidade de Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

O fenômeno raro levantou muitas dúvidas na população que o presenciou e vários debates nas redes sociais.

Fenômeno foi discutido nas redes sociais

O fotógrafo e caçador de tempestades, Gabriel Zaparolli, foi o responsável pelos vídeos e fotos que circularam nas redes sociais dos sprites vermelhos. Ele relatou que a ocorrência foi desencadeada por uma tempestade em alto mar, em aproximadamente 400 km da costa.

Gabriel Zaparolli é natural de Torres e tem se dedicado à caça de tempestades durante seus últimos 9 anos. Ele ainda lembra que, durante a adolescência, buscava capturar fenômenos luminosos transitórios, porém, nunca havia registrado uma imagem com qualidade igual esta.

Ele classificou o fenômeno desta terça-feira como “um feito inédito”, devido à dificuldade que é capturar imagens de tais eventos no estado do Rio Grande do Sul.

Além disso, o fotógrafo explica que a ocorrência de sprites vermelhos é muito específica, e está diretamente relacionada a tempestades intensas. Também é necessário obter uma distância entre 200 e 700 km e com o céu livre de nuvens para conseguir visualizar o fenômeno.

Evento é considerado raro na região

De acordo com o Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), os eventos luminosos transitórios de origem elétrica, que ocorrem em cima das nuvens de tempestades, são geradas por intensas descargas elétricas que partem dos topos das nuvens, se estendendo até o limite superior da mesosfera, em torno de 95 km de altitude.

Foto: Reprodução de vídeo/Gabriel Zaparolli