Mercado do RS é autuado por comercializar produtos em condições impróprias para consumo

Um mercado no bairro Neópolis, em Gravataí, foi autuado por contrabando e venda de produtos impróprios para consumo nesta terça-feira (7). O gerente do estabelecimento foi preso em flagrante. O nome do local não foi divulgado pela polícia.

A ação foi realizada por agentes da Delegacia do Consumidor (DECON) e da Vigilância Sanitária de Gravataí. Ao todo, foram encontrados mais de 160 quilos de alimentos impróprios para consumo. Confira abaixo mais detalhes sobre o caso.

160 quilos de carne imprópria para consumo

Os agentes da Vigilância Sanitária recolheram em torno de 160 quilos de carnes impróprias para consumo e 300 cartelas de cigarro contrabandeadas. Além disso, foram encontrados produtos com validade vencida e informações ilegíveis, disponíveis abertamente para a venda aos clientes.

O comércio já havia sido autuado anteriormente pela DECON por apresentar condições inadequadas de higiene e armazenamento. A situação irregular foi novamente identificada pela Vigilância Sanitária, que deu início à operação realizada nesta terça-feira.

Mercados fechados no Rio Grande do Sul

O Ministério Público do Rio Grande do Sul realiza a fiscalização de estabelecimentos em diversos municípios do estado. As operações são executadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Segurança Alimentar.

No dia 7 de fevereiro, os agentes do Gaeco fizeram a fiscalização de quatro mercados nos municípios de Imbé e Tramandaí. Nesta operação, foram apreendidos 1,9 tonelada de alimentos impróprios para consumo, além de produtos de limpeza e raticida vencidos. Todos os estabelecimentos foram autuados, e um deles teve sua padaria e açougue interditado por péssimas condições de higiene. Neste local, foram encontrados insetos e isca para ratos.

Em 8 de fevereiro, sete mercados e açougues nas áreas de Rainha do Mar, Noiva do Mar, Xangri-Lá e Arpoador foram autuados. Em um dos estabelecimentos, havia presença de roedores, alimentos vencidos e armazenados em temperatura inadequada e embutidos mofados e estragados.