Menos de 50% da meta da campanha de vacinação contra a Pólio foi atingida em Porto Alegre

No último sábado, a campanha de vacinação de crianças de 1 a 5 anos contra a poliomielite no Rio Grande do Sul foi encerrada. Porém, com resultados negativos, pois menos de 50% do público-alvo foi atingido.

Segundo o Relatório de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no segundo quadrimestre a cobertura vacinal contra pólio é de 76,5%. No primeiro quadrimestre, o percentual ficou em 71,7%, mesmo índice verificado em todo ano de 2021.

Não há “recuperação” do público não atingido durante a campanha com a vacinação contínua, mas a vacinação segue sendo necessária e os pais não devem deixar isso de lado. “Teve muita confusão em relação ao que é vacina de rotina e o que é a da campanha. A vacina de rotina já está no calendário e é feita com a dose injetável aos 2, 4 e 6 meses, e com as gotinhas aos 15 meses e aos 4 anos. A campanha é uma dose de reforço, uma vez ao ano”, explica Caroline Schirmer, diretora da atenção primária à saúde da SMS.

Conforme previsto no Programa Nacional de Imunizações (PNI), a Secretaria da Saúde de Porto Alegre (SMS) mantém a vacinação contínua contra a paralisia infantil, disponível em todas as unidades de saúde para o público etário indicado.