Marisa irá fechar 91 lojas no Brasil! Saiba quantas delas ficam no RS

No Rio Grande do Sul, diversas lojas estão sendo fechadas pela Marisa como parte de uma reestruturação financeira em andamento. De acordo com a rede, essas unidades são consideradas deficitárias, ou seja, suas despesas superam as receitas de vendas. Uma dessas operações encerrou suas atividades em Santa Cruz do Sul no final de março.

Embora a Marisa não tenha divulgado quais são as outras lojas afetadas, a cidade de Porto Alegre possui nove estabelecimentos da marca, sendo seis localizados em ruas e três em shoppings. No centro da capital, especificamente, existem quatro lojas próximas umas das outras, situadas nas Ruas dos Andradas e Voluntários. Em um dos casos, a distância entre elas é de apenas uma quadra.

“A empresa diz que vai fechar, mas que não decidiu quais ainda. Estamos em contato direto com a marca”, diz Nilton Neco, presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec).

Desafios no varejo: Fechamento de lojas, endividamento e renegociações da Marisa

No período entre março e abril, ocorreram o fechamento de 25 lojas em todo o país, e outras 26 estão programadas para encerrar suas atividades ao longo do mês de maio. Não foram divulgados detalhes sobre o número de demissões resultantes desses encerramentos. Assim como outras redes varejistas, a Marisa enfrenta um alto nível de endividamento, totalizando mais de R$ 460 milhões.

A empresa afirma ter renegociado cerca de 90% das dívidas com fornecedores e 65% das dívidas relacionadas aos proprietários dos imóveis onde suas lojas estão localizadas. A Marisa atribui parte das dificuldades enfrentadas à taxa de juros elevada e à presença de importações ilegais no mercado.

Confira a nota da Marisa:

“A Marisa confirma que em seu Programa de Eficiência Operacional há a previsão de fechamento de 91 lojas que apresentam geração sistemática de caixa negativo. Este movimento trará capacidade de geração de caixa positivo de R$ 70 milhões por ano já em 2024. No Rio Grande do Sul, a unidade localizada em Santa Cruz do Sul deixou de operar em 31 de março. Além de lojas físicas distribuídas por todos os estados brasileiros, a Marisa leva a sua moda para mulheres de todo o país pelo e-commerce”

Fonte: GZH

Foto Shutterstock