Março termina com temperaturas agradáveis e chuva para o RS

Depois de semanas de calor constante, o Rio Grande do Sul inicia a semana com tempo estável e temperaturas agradáveis. A maior parte do estado terá um dia ensolarado nesta segunda-feira (27), com céu claro e seco. A madrugada foi amena, e em algumas regiões, como a Serra e a Campanha, até mesmo fria. 

À tarde, a temperatura pode chegar a 30 graus em Lajeado. Já na terça-feira (28), o sol continuará predominando em todas as regiões da Zona Sul do Rio Grande do Sul. O ar estará mais quente e a tarde será quente em muitas cidades.

Na quarta-feira (29), o Rio Grande do Sul terá um dia ensolarado com aumento de nuvens ao longo do dia. Poderá ocorrer chuva isolada no início da manhã no norte, mas a maior parte das áreas terá chuva à tarde e à noite. O clima estará quente e abafado antes da chegada da chuva. 

Já na quinta-feira (30), o tempo mudará com nebulosidade em todo o estado, chuva nas primeiras horas do dia e instabilidade afetando todas as regiões ao longo do dia. Não se descarta chuvas moderadas a fortes.

No próximo sábado (dia 1) e na manhã de domingo (dia 2), o Rio Grande do Sul terá queda nas temperaturas devido à chegada de uma frente fria. Embora não deva haver temperaturas congelantes, é possível que algumas regiões registrem valores mais baixos. Antes disso, na sexta-feira (31), o estado terá sol entre nuvens, porém com instabilidade e risco de chuvas fortes e trovoadas isoladas em alguns momentos.

O outono no RS

O outono começou nesta segunda-feira (20) e marca a transição do calor do verão para o frio do inverno. O Oceano Pacífico está em fase neutra, sem El Niño ou La Niña, o que pode levar a extremos climáticos. As águas quentes próximas à costa do Peru e do Equador podem levar a um El Niño costeiro, afetando o clima do sul do Brasil com chuvas e temperaturas mais altas. Embora a geada seja esperada no outono, ainda pode haver dias quentes em abril, maio e junho.

A previsão é um outono com dias mais quentes que a média e episódios de frio mais intensos, mas não contínuos e duradouros.

Fonte: MetSul

Foto: Joel Vargas/PMPA