Marca famosa de alimentos é suspensa pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini. A empresa fabrica molhos de tomate, pasta de amendoim, vegetais em conserva, molhos como mostarda e maionese, entre outros.

De acordo com a Anvisa, a medida foi tomada após uma inspeção sanitária realizada na fábrica da empresa, na qual foram descobertas condições graves de higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, rastreabilidade, controle de pragas, entre outros. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Inspeção da Anvisa revela graves condições de higiene

A suspensão da comercialização e distribuição será aplicada apenas para os produtos em estoque da empresa. Essa medida, de caráter preventivo, foi publicada no dia 27 de março, e será válida até que a empresa ajuste seu processo de produção às normas da Anvisa.

Segundo comunicado oficial da agência, as condições encontradas na instalação da Fugini representam risco para o consumidor: “Essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final”. A inspeção foi realizada por agentes da Anvisa, em colaboração com o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e Vigilância Sanitária Municipal de Monte Alto.

Uma nova medida adicional será publicada nesta quinta-feira, referente aos lotes de maioneses fabricados entre 20 de dezembro a 21 de março na fábrica de Monte Alto (SP). A inspeção da agência revelou que matérias-primas vencidas estavam sendo utilizadas para a fabricação dos produtos. Portanto, essa medida determina não apenas a proibição da comercialização, distribuição e uso, mas também do recolhimento de todas as maioneses em lotes contaminados.

Fugini se pronuncia sobre o caso

Em suas redes sociais, a Fugini divulgou uma nota a respeito da suspensão de suas atividades. A empresa afirma que os produtos nas lojas e residências são seguros para consumo. No entanto, o comunicado foi publicado antes da ordem de recolhimento dos lotes de maionese.

“Importante destacar que não há nenhum lote com recall e a comercialização e consumo dos nossos produtos seguem normalmente, nos pontos de vendas de varejo. Todos os produtos Fugini que se encontram para consumo nas casas, á venda nos mercados ou estocados nos centros de distribuição, seguem seguros e disponíveis para os consumidores”.

A Fugini ainda não se pronunciou a respeito da decisão recente da Anvisa para recolhimento de produtos.