Mais facilidade para a sua vida financeira: conheça as Fintechs!

O surgimento das fintechs está levando a um cenário de descentralização bancária, dando acesso a pessoas que normalmente não teriam condições de usufruir de certos recursos bancários.

Os números do Banco Central mostram que em 2020 cinco instituições financeiras possuíam 81,8% de toda a operação de crédito e 79,1% dos depósitos totais. A concentração bancária, hoje, é de 71%, segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Enquanto que um estudo da Mastercard mostrou que o número de pessoas sem acesso a serviços bancários caiu 73%.

As fintechs mostram ser uma das principais razões para isso. O nome (fin: finance; e tech: technology) mostra que o caminho para uma maior acessibilidade é o oferecimento de serviços bancários por meios tecnológicos.

Esse movimento se iniciou em 1998, nos EUA, passando por uma aceleração de crescimento em 2008. Instaurou-se um contexto de diversas concorrências de soluções financeiras, que buscam diminuir burocracias, focando na necessidade dos usuários e no custo-benefício. E há fintechs de diversas categorias: para controle financeiro, investimentos, cartões, crédito, seguros, câmbio, meios de pagamento, fidelização, dívidas e até criptomoedas.