Mais de 8 mil absorventes são entregues para mulheres do Presídio Madre Pelletier

A advogada criminalista Ana Beatriz Darós, 23, idealizou uma campanha em rede social para arrecadar absorventes para mulheres detidas no Presídio Madre Pelletier, em Porto Alegre. Na tarde de quinta-feira (15), foram entregues mais de 8,3 mil itens, arrecadados em três semanas.

No último mês, segundo uma funcionária, o Estado repassou apenas 25 pacotes de oito absorventes cada para a casa prisional, o que corresponde a 200 itens, menos de um por presa, já que o presídio abriga, hoje, 223 apenadas.

“Nunca é um número fechado. Depende muito do que foi disponibilizado pelo almoxarifado central ao longo do mês. Eu não consigo prever se até o final do mês eu vou receber um quantitativo que seja suficiente para esse número de apenadas que tenho hoje. O que acabamos contando são essas doações externas e de igrejas”, explica a diretora Rafaelle Fernandes. 

A distribuição dos absorventes, segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), está prevista na Lei de Execução Penal. Uma rede de parceiros auxilia com doações para promover assistência material a essas mulheres, além dos familiares que podem contribuir com produtos de higiene.

O órgão estadual, em nota, não citou quantos absorventes são enviados mensalmente, mas argumenta que “como o uso desses itens varia de acordo com o fluxo de cada pessoa, é relativo dizer se a quantidade ofertada de absorventes é suficiente para cada mulher em situação de privação de liberdade”. 

Como ajudar o Presídio Madre Pelletier 

Qualquer pessoa pode doar itens de higiene. O endereço é Avenida Teresópolis, 2727, bairro Teresópolis. Basta entrar em contato pelos telefones (51) 3317-8400 / 8401 / 8409 ou e-mail [email protected]