Mais de 300 óculos falsificados são apreendidos no Centro de POA durante Operação Calçada Livre

Fiscais apreenderam mais de 300 óculos falsificados, próximo do Terminal Parobé, no Centro de Porto Alegre. A ação faz parte da operação Calçada Livre, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança.

De acordo com a prefeitura, a carga tem valor avaliado em torno de R$ 10 mil. O vendedor ambulante que estava em posse dos produtos clandestinos foi autuado por comércio ilegal. Confira mais detalhes sobre a operação Calçada Livre abaixo.

Óculos falsificados podem fazer mal á saúde

Segundo o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis, os óculos podem ser causar complicações á saúde. “A Calçada Livre já retirou de circulação centenas de produtos piratas. Embora o valor seja mais atrativo, estes materiais podem gerar problemas à saúde”. As equipes, em colaboração com a Guarda Municipal, fazem fiscalizações e varreduras de forma rotineira na região.

A Operação Calçada Livre tem o objetivo de regularizar o comércio e também permitir a continuidade do projeto de revitalização do Centro Histórico. As metas também incluem desaglomerar as calçadas, dando mais acessibilidade para o trânsito de pedestres no bairro, melhorar a segurança e também acabar a concorrência desleal com o comércio legalizado.

Além dos óculos, costumam ser recolhidos também produtos ilícitos como eletrônicos e roupas. Réplicas de marcas famosas compõem uma quantidade notável dos produtos tirados de circulação do comércio ilegal. Em operações recentes, os agentes apreenderam perfumes falsificados e cigarros contrabandeados.

A Prefeitura de Porto Alegre informa que denúncias anônimas que possam interessar á operação podem ser feitas ao ligar para o número 153 da Guarda Municipal.