Maior assalto a banco da história aconteceu em SC; confira

Há aproximadamente dois anos e 6 meses, acontecia em uma cidade de Santa Catarina o maior assalto a banco da história do Brasil. O caso aconteceu em Criciúma, no último dia de novembro e madrugada de 1º de dezembro de 2020, quando um grupo de criminosos roubou cerca de R$ 125 milhões de uma agência do Banco do Brasil.

A investigação da Polícia apontou que a ação contou com participação de cerca de 30 indivíduos. O crime teve grande destaque, a nível nacional e até mesmo internacional. Confira abaixo mais informações sobre o maior assalto a banco da história do Brasil.

Maior assalto a banco da história do Brasil aconteceu em Criciúma

O assalto começou por volta das 23h50, quando dez veículos de luxo, incluindo Land Rover e BMW, cercaram o quartel da Polícia Militar no bairro Próspera. Lá, começaram a agir: abriram fogo, efetuando dezenas de disparos e também incendiaram um caminhão na entrada.

Em seguida, se direcionaram ao seu principal objetivo: uma agência do Banco do Brasil, localizada no centro de Criciúma. Eles realizaram diversos disparos, alvejaram veículos próximos e pegaram cinco reféns. Após coletarem o dinheiro, saíram da cidade nos mesmos veículos com os quais chegaram.

Na saída, mantiveram a velocidade normal, ligaram os piscas-alerta e até mesmo jogaram dinheiro para trás. Na época, a ação dos criminosos foi descrita nas redes sociais como um “desfile”. As cédulas deixadas nas ruas foram recolhidas por moradores e alguns foram presos em posse de R$ 810 mil.

A polícia evitou o confronto direto. Os criminosos estavam fortemente armados, fator que contribuiu para esta decisão. De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Dionei Tonet, a prioridade dos agentes foi de preservar vidas. “As armas que estavam nas mãos daqueles marginais, elas extrapolam qualquer utilização lógica do estatuto do desarmamento”, afirmou.

Dois anos depois, a repercussão em torno do caso continua. Um policial foi baleado com um tiro no abdômen. Entre os 18 denunciados por envolvimento no caso, 10 foram presos preventivamente, cinco em penitenciárias federais. Foram encontrados 18 veículos usados na ação e sete imóveis utilizados pelos assaltantes.

Imagem: Caio Marcello / AGIF