Loteria estadual pode chegar ao RS em breve; saiba mais

Uma loteria estadual pode estar chegando ao Rio Grande do Sul em breve. O governo do RS está analisando projetos para a criação e implementação de serviços lotéricos no estado — nove empresas já foram autorizadas para apresentar suas propostas.

A informação foi confirmada por meio de documento publicado nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), no Diário Oficial do Estado. Os projetos devem ser apresentados em 120 dias — em seguida, passarão por análise da equipe técnica. Confira abaixo mais informações sobre a proposta.

Governo do RS analisará projetos para implementação de loteria estadual

De acordo com o governo do estado, a implementação só pode ocorrer mediante os devidos estudos, com o objetivo de garantir os elementos necessários para embasar uma eventual decisão da Administração Pública em relação ao modelo que deverá ser adotado para os serviços lotéricos.

“Contudo, é necessário criar condições operacionais para que se consiga explorar as vendas das loterias no Estado do Rio Grande do Sul.”, declara o governo do estado.

Por esse motivo, até a publicação final da concessão, que está prevista para o primeiro semestre de 2024, a Separ conduzirá consulta e audiências públicas para colher opiniões da população.

“Vislumbra-se o potencial de arrecadação do mercado de loterias e seu papel como financiador de políticas sociais, o que torna necessária a discussão acerca das modalidades lotéricas, dos aspectos regulatórios e jurídicos que promovam os benefícios sociais e econômicos relevantes, além da mitigação dos riscos inerentes ao atual movimento de loterias e jogos.”, afirma o governo do RS.

De acordo com a página oficial do projeto, a loteria poderia trazer resultados como:

  • Regulamentação e combate às apostas ilegais;
  • Arrecadação de recursos para o Tesouro do Estado, com objetivo de financiamento da seguridade social e outras áreas;
  • Geração de novos empregos;
  • Contribuição para eventuais novos negócios ligados a serviços lotéricos;
  • Recursos de uma possível outorga onerosa;
  • Dinamização da economia;

Imagem: Reprodução / jacqueline macou / Pixabay