Lixo acumulado! Problema chama atenção em diversos bairros de Porto Alegre

As queixas de lixos acumulados retornaram nesta segunda-feira (18) em pontos da capital do Rio Grande do Sul. Na cidade, há vários bairros como Azenha, Cidade Baixa, Menino Deus, Rio Branco, Bom Fim e Floresta com containers lotados de lixo.

Já na Rua José Honorato dos Santos, na Azenha, o lixo se acumulava na calçada, o que foi verificado por vários jornais locais. Com o vento forte na manhã desta segunda fez com que boa parte do lixo se espalhasse pela rua e pela calçada.

No bairro Cidade Baixa havia pelo menos quatro lixeiras transbordando na Rua Joaquim Nabuco. As queixas só aumentam em cada bairro, devido ao acúmulo de lixo em locais inapropriados.

Equipes trabalham manualmente

Na Rua Santo Antônio, no bairro Bom Fim, há limpeza manual feita por trabalhadores que atuam na área de limpeza urbana. As equipes receberam orientações para focar nos bairros com maior atraso.

Contudo, por se tratar de um trabalho manual, nem todo o lixo é retirado completamente, o que permite com que muitos resquícios fiquem no fundo do container. Os moradores reclamam do cheiro e poluição visual deste problema.

Promessa feita por Melo

O prefeito Sebastião Melo afirmou que o problema do lixo tem relação com a empresa contratada para fazer este serviço. “Este problema dos contêineres passa pelo dilema que estamos vivendo com a empresa que prometeu o céu e está entregando o inferno para a prefeitura.”

Sendo assim, Melo afirma que participou de duas reuniões para discutir sobre o tema nas próximas horas. O prefeito destacou que visaria o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a procuradoria do município a respeito.

Além disso, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, responsável pelo serviço, enviou nota detalhando o que deve ser feito para a resolução do problema, destacando o reforço para que as atividades sejam feitas.

Imagem: Divulgação / PMPA