Liberada no RS obra prometida para a Copa do Mundo de 2014

Na manhã desta terça-feira (3), o prolongamento da Avenida Severo Dullius, nos bairros Sarandi e Anchieta, na zona Norte de Porto Alegre, foi entregue à população. Com a liberação da obra, prometida para a Copa do Mundo de 2014, os motoristas podem usar a alternativa para cruzar da Zona Norte à saída da Capital pela BR-116.

Parte da obra, que teve ordem de início assinada em 2013, estava em operação desde abril deste ano. Com 1,9 quilômetro de extensão, o prolongamento da via do aeroporto Salgado Filho até a Avenida Sertório recebeu investimentos de R$ 86 milhões. Ainda devem ser feitos ajustes nas calçadas e a instalação da sinalização permanente.

Ao programa Agora, da Rádio Guaíba, o prefeito Sebastião Melo anunciou a entrega. “Quando nós assumimos o governo nos disseram que essa obra era interminável. Ela tinha 45% de conclusão, aditivo, tribunal de contas, tudo que você imagina de burocracia. Eu quero dizer que hoje nós estamos abrindo a Severo Dullius”, afirmou. o Prefeito ainda disse que ela irá reduzir em 30% o trânsito da Sertório.

Liberação da obra deve reduzir pontos de congestionamento em Porto Alegre

Em abril, foi liberado para trânsito um trecho de 750 metros entre as ruas Dona Alzira e Sérgio Dietrich. O projeto e a implantação da iluminação pública foram executados pela IPSul por meio de parceria público-privada, o que deve gerar economia de R$ 3,9 milhões ao município.

De acordo com a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), a conclusão do serviço reduz pontos de congestionamento na região. A Severo Dullius será uma via de acesso mais rápida em direção à Sertório, Assis Brasil e Manoel Elias. No percurso, há somente uma sinaleira, o que torna o tráfego mais rápido, ao contrário dos vários semáforos presentes na Sertório.

No momento, a EPTC estuda a possibilidade de criar uma nova linha de ônibus ou de ajustar uma já existente para atender a região.

Imagem: Leandro Rodrigues / Agencia RBS