Leilão de Índices Construtivos será realizado nesta terça-feira em Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre realizará, nesta terça-feira (25), o novo  Leilão de Índices Construtivos de 31,3 mil metros quadrados de solo criado.  

Na ocasião, serão leiloadas áreas nos bairros Praia de Belas, Centro Histórico, Menino Deus, Petrópolis, Bela Vista e Auxiliadora. Outra área contemplada envolve os bairros Higienópolis, Boa Vista, Três Figueiras, Jardim Europa, Chácara das Pedras e Partenon, regiões onde há maior interesse do mercado da construção civil. O valor total ofertado é de R$ 133,2 milhões e compreende as Macrozonas 1, 2, 3, 4 e 5.

Segundo o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, as vendas feitas no leilão são uma fonte importante de financiamento da infraestrutura da cidade. “A venda antecipada dos índices permite aos empreendedores planejar suas necessidades ao longo de dez anos, com toda a segurança jurídica. Já os valores ofertados no leilão serão destinados às obras de infraestrutura, aquisição e desapropriação de terrenos, instalação de equipamentos públicos, como praças e parques, preservação de bens tombados e inventariados”, destaca.

O leilão terá início a partir das 9 horas na rua Siqueira Campos, 1300, no 1º andar da Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda no Centro Histórico.

Como funciona o Leilão de Índices Construtivos 

 O Leilão de Índices Construtivos possibilita aos empreendedores construir utilizando o máximo potencial estabelecido pelo Plano Diretor, alcançando a densidade populacional desejada, o aproveitamento da infraestrutura urbana e equipamentos sociais disponíveis.

Com isto, será possível fazer a utilização dentro do prazo de 10 anos sem vinculação à etapa de aprovação de projeto arquitetônico.