Lagoa famosa no RS tem aumento considerável e autoridades abrem alerta

A elevação da Lagoa dos Patos, em São Lourenço do Sul, fez com que autoridades fiquem em estado de atenção nos próximos dias. Devido ao vento intenso e chuvas acumuladas, o arroio São Lourenço está represando e na manhã desta terça-feira (19), estava 1,5 metros acima de seu nível normal.

Apesar da chuva acontecer de forma fraca na região, ela seguiu constante no sul do Brasil, o que fez com que os problemas permanecessem. Sendo assim, 19 pessoas ficaram desabrigadas, deixando suas casas entre sexta-feira e sábado.

Vale ressaltar que os alagamentos já aconteceram em alguns pontos do estado, como na Vila Pacheca e na Ilha Santo Antônio. Em torno de 300 pessoas sofrem com os efeitos da água entrando em suas casas e do isolamento. Veja.

Autoridades ficam em alerta

As autoridades seguem realizando missões para diminuir os impactos promovidos pelas enchentes e alagamentos na região, utilizando barcos para levar alimentos e água a estas localidades. Com a dificuldade de preparar comida, estão sendo levados alimentos prontos.

No final desta segunda-feira (18), ocorreu queda de granizo, em pouca quantidade, na serra do município. Sendo assim, a prefeitura decretou situação de emergência, para que produtores rurais tenham prazos maiores para o pagamento de dívidas.

Os maiores prejuízos aconteceram nas localidades de Areal, Pororoca e Pacheca, além da ilha Santo Antônio. Em Tapes, o prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez decretou emergência no município.

“Estamos monitorando as residências e bairros que ficam na costa, a vila dos Pescadores e balneário Pinvest, onde a Lagoa acabou chegando à rua Vitor Hugo Porto”, relata o coordenador administrativo da Defesa Civil Municipal, Adan Bunilha.

Imagem: Reprodução / Alex Rocha / PMPA