Jovem mantida em cárcere privado pelo próprio pai é resgatada por polÍcia do RS

Um caso de cárcere privado chocou a população no município de Eldorado do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre. Uma jovem de 19 anos estava sendo mantida em cativeiro pelo próprio pai, um agricultor de 49 anos, no porão de sua casa.

Graças à atuação da polícia, a jovem foi liberta na madrugada desta quarta-feira (15). O pai foi preso em flagrante e responderá por cárcere privado e lesão corporal. Confira abaixo mais detalhes sobre o caso.

Filha tenta sair de casa e é mantida em cárcere privado pelo pai

De acordo com informações do G1, a polícia recebeu uma denúncia do caso na noite da terça-feira (14), localizando a vítima algumas horas depois, à meia-noite. Quando foi resgatada pelos agentes, a jovem estava com marcas de agressão pelo corpo. Foram encontrados no local um cinto e uma relho, usados pelo agressor.

Segundo a delegada Luciane Bertoletti, já foram solicitadas a prisão preventiva do autor do crime e medidas protetivas para a jovem. Em relato para a polícia, a vítima afirmou que o pai não aceitou quando ela disse que iria sair de casa, mantendo-a em cárcere privado desde então.

Por enquanto, a jovem de 19 anos está abrigada na casa de parentes. Além da vítima, moravam na residência também sua mãe e três irmãs, menores de idade. Há suspeita de que o homem também mantinha a parceira em cativeiro.

Casos de violência contra a mulher no RS

Um dado divulgado pela Justiça do Rio Grande do Sul revelou que mais de 20 mil medidas protetivas foram concedidas a mulheres vítimas de violência desde o início de 2023 entre janeiro até a metade de fevereiro.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a maioria das vítimas de feminicídio no RS não possuem medida protetiva vigente. É possível denunciar casos de mulheres em situação de violência doméstica e descumprimento de medidas protetivas através da Delegacia Online da Mulher, clicando neste link.