IPTU 2023: primeiro dia de emissão gera filas extensas na Secretaria da Fazenda, em Porto Alegre

Dezenas de cidadãos enfrentaram longas filas no primeiro dia de emissão das guias do IPTU 2023, em Porto Alegre. Os contribuintes que formaram fila em frente ao prédio da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), em sua maioria idosos, relataram dificuldades em emitir a guia no formato digital. A partir deste ano, o documento não é mais emitido em papel.

Para os que não conseguiram fazer a emissão da guia online, a única opção foi se dirigir até um dos 19 locais indicados, incluindo a loja da Secretaria da Fazenda, no Centro Histórico. Estima-se que a quantidade de pessoas no local tenha sido em torno de 100 pessoas, com previsão de movimentação também para os próximos dias.

Pagamento do IPTU antecipado garante descontos e pode ser feito digital ou presencialmente

Entre os locais indicados, estão as 17 subprefeituras habilitadas e no Tudo Fácil Zona Norte. No local, além da emissão, também é possível solicitar o recebimento das guias por e-mail. É esperado que o maior movimento seja nos primeiros dias, assim como nos últimos, antes do prazo de pagamento do IPTU antecipado. Devido ao alto movimento esperado, foi orientado pela Prefeitura aos contribuintes não deixaram a emissão para última hora.

O prazo anterior, seguindo calendários anteriores, era até o dia 2 de janeiro, mas foi estendido até o dia 8. O pagamento do IPTU pode ser feito á vista ou parcelado em até 10x. Os descontos para o pagamento antecipado variam, em até 11%. É possível emitir as guias através deste link, bem como solicitar o envio por-email.