Inverno deste ano será mais severo? Saiba mais

O fenômeno El Niño pode retornar este ano, influenciando o clima no Brasil. Caracterizado pelo aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico, ele afeta a circulação atmosférica global e o clima mundial. Em 2015, houve um El Niño intenso, com temperaturas acima da média no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, e chuvas acima da média no Sul. Em 2009, também ocorreu um El Niño durante o trimestre de inverno, com chuvas acima da média em muitas áreas do Sul, Centro-Oeste e Sudeste, especialmente em São Paulo e Mato Grosso do Sul. A temperatura ficou próxima da média na maioria das regiões do Centro-Sul.

Em 2004, houve outro El Niño, com chuvas abaixo da média na maior parte do Centro-Sul do Brasil, exceto em algumas áreas do Mato Grosso do Sul, litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. A temperatura média foi abaixo da média em algumas regiões.É importante ficar atento ao possível retorno do El Niño, pois ele pode afetar o clima brasileiro, com variações de temperatura e precipitação em diferentes regiões do país.

Projeções Climáticas para o Inverno de 2023 no Brasil

Nos últimos trimestres de inverno, não foi possível identificar um padrão climático consistente sob anomalias de temperatura da superfície do mar no Pacífico. Houve variações na ocorrência de chuvas e temperaturas em diferentes regiões. No entanto, de acordo com os modelos climáticos de longo prazo gerados por supercomputadores, o inverno de 2023 apresentará características semelhantes a 2015 em termos de temperatura, enquanto a precipitação será intermediária.

Todos os modelos de mapa indicam temperaturas acima da média no Centro-Sul do Brasil, com as maiores anomalias positivas previstas para o Brasil Central, incluindo o Centro-Oeste e parte de Minas Gerais. A exceção é o modelo da NASA, que prevê temperaturas mais frias do que o normal nas áreas costeiras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Os principais modelos de clima europeus, operados pelo Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) e o Sistema Copernicus (C3S e SEAS5), apresentam projeções semelhantes para os três meses do inverno climático, com temperaturas acima da média e significativamente acima da média em uma área que abrange o Planalto Central, Minas Gerais e o interior de São Paulo.

Fonte: MetSul

Imagem: Cookie Studio/freepik.com