Instituto realiza demissão em massa de funcionários no RS

O Instituto de Cardiologia (IC) de Porto Alegre demitiu cerca de 280 funcionários nesta semana. Em entrevista à imprensa, o centro destacou que a medida ocorreu devido à uma estruturação do hospital, afirmando ter compromisso de redução de 20% na folha. Antes do período de demissões, o IC contava com 1,4 mil colaboradores.

Vale ressaltar que a medida ocorreu no momento em que a instituição enfrenta uma crise financeira. Em julho, a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), que administra o IC, informou uma dívida de quase R$ 45 milhões.

Veja mais informações sobre as demissões em massa e como elas podem afetar os moradores da região!

Sindicato não foi informado sobre as demissões

De acordo com o presidente do Sindisaúde, que representa técnicos e auxiliares de enfermagem, Julio Jesien, o sindicato não foi informado previamente sobre as demissões em massa.

“As demissões começaram ontem (quinta-feira, dia 16) e seguem acontecendo hoje (sexta, dia 17). Ficamos sabendo conforme os trabalhadores foram sendo demitidos. Não tivemos qualquer contato formalizado pela Cardiologia para discutir a situação que reflete neste momento aos trabalhadores”, afirma.

Além disso, Jesien diz que fará de tudo para que as demissões sejam revertidas, atendendo aos trabalhadores dentro dos anseios de cada um deles.

Impacto no número de colaboradores

Segundo funcionários demitidos, não houve sensibilidade no momento da demissão, sendo informados sobre a crise financeira em que o hospital está passando.

É importante destacar que, antes do período de demissões, os funcionários já tinham que passar por meses com salários atrasados. Em greve, os médicos reclamam por não receber os salários de maio a junho. Outros profissionais também tiveram seus salários atrasados.

Foto: Jonathan Heckler / Agencia RBS