Instagram: Feed cronológico é novidade!

Temos uma boa notícia para os pequenos criadores de conteúdo: a volta do feed organizado em ordem cronológica está cada vez mais próxima de se tornar realidade! 

Nesta terça-feira (22), através da sua página oficial do Twitter, o Instagram realizou uma postagem com um caça-palavras e desafiou os seguidores a encontrar um termo que está relacionado a “algo que está chegando”.

Um dos usuários matou a charada e respondeu o post, mostrando que encontrou a palavra “chronological” (cronológico, em português) no desafio, que indica a intenção da empresa em aplicar o estilo de organização cronológico ao feed mais uma vez.

Instagram: Feed em ordem cronológica.

Atualmente, o feed é organizado através dos algoritmos, que fazem um apanhado geral do comportamento do usuário no Instagram e filtram os conteúdos de acordo com seus gostos e preferências.

Esse tipo de “recomendação” não é bem recebida por diversos usuários, principalmente pelos criadores de conteúdo que estão começando. Isso porque os robôs tendem a colocar em evidência os grandes perfis e marcas, que possuem mais engajamento, dificultando uma possibilidade de crescimento na plataforma.

O feed cronológico é um democratizador, visto que permite compartilhar com o usuário todas as publicações de pessoas que ele segue, da mais recente para a mais antiga. O usuário poderá ver posts de amigos, familiares, pequenas empresas e criadores em ascensão com mais frequência, basta eles postarem algo assim que você acessar a rede social.

Retorno ao feed cronológico

Até 2016, o feed do Instagram tinha ordem cronológica, o que facilitava a entrega dos conteúdos dos perfis para os seus seguidores. Após a implantação do algoritmo de recomendação, as empresas se viram obrigadas a aderir cada vez mais as publicidades e impulsionamentos da plataforma para ampliar sua entrega, e isso fortaleceu bastante os negócios do Instagram.

A volta do recurso não é totalmente uma novidade, visto que o chefe da plataforma, Adam Mosseri, antecipou a mudança em uma audiência no senado dos Estados Unidos. A solução viria para quebrar as “bolhas de conteúdos” que os usuários ficam restritos.

Quando o recurso começa a funcionar?

Ainda não há uma data definida, assim como não se sabe como o recurso será implantado. É possível que seja adicionado à plataforma um botão de alternância ou configuração que permitirá trocar de um estilo de feed para o outro.

Por enquanto, resta aos usuários aguardarem mais notícias do Instagram sobre o novo recurso. O prazo estipulado por Mosseri era o primeiro trimestre de 2022, ou seja, é possível que algum anúncio possa ser feito nos próximos dias.