INSS: O benefício pode ser suspenso? Veja como consultar seu benefício em 2022

Por diversos motivos, o benefício do INSS pode ser suspenso e o pagamento interrompido. Nos primeiros meses deste ano, já foram mais de 1,2 milhões de benefícios cessados.

Em todos os casos, o INSS comunica ao segurado a suspensão, geralmente por meio de carta. Nela, constam as instruções necessárias para reverter o quadro.

O modo de resolução varia de acordo com cada benefício, e, caso sejam cumpridos, o benefício é restabelecido. Vale lembrar que a suspensão é diferente de um cancelamento. Confira o que fazer em cada caso.

Operação Pente-fino do INSS

O INSS realiza de tempos em tempos uma conferência em sua base de dados para verificar possíveis irregularidades na lista de beneficiários. 

Em caso positivo, o instituto envia um comunicado ao segurado, que deverá se apresentar em uma agência com seus documentos ou realizar uma nova perícia médica, mediante agendamento. 

O segurado que não realizar os procedimentos informados no comunicado terá o benefício suspenso.

Principais motivos para a suspensão dos benefícios

Perícia Médica

Segurados que recebem benefícios por incapacidade devem reagendar a perícia médica em caso de comunicado recebido por carta ou necessidade de prorrogar o auxílio-doença, caso o trabalhador ainda não tenha se recuperado no período de 120 dias de afastamento concedidos pelo instituto.

O não comparecimento tem como pena a suspensão do benefício, que somente voltará a ser pago quando a perícia for realizada.

Saque

Os beneficiários que não tiverem realizado nenhum tipo de movimentação nos seus pagamentos em 60 dias ou mais terão seus benefícios suspensos. Isso porque o INSS entende que o cidadão pode ter falecido.

Antes da suspensão, porém, é enviado um comunicado ao segurado, que deve movimentar o valor do benefício todos os meses a fim de não tê-lo suspenso. 

Indícios de fraude

Suspeitas de fraude podem ser um dos motivos do interrompimento do pagamento de algum benefício. Novamente, o INSS comunicará ao segurado o acontecimento e as instruções necessárias para reverter o quadro e provar o direito ao auxílio ou aposentadoria.

BPC/Loas

O Benefício de Prestação Continuada pode ser interrompido por falta de atualizações no CadÚnico, principal banco de dados do governo, que filtra famílias em situação de vulnerabilidade no país.

É importante que por pelo menos a cada dois anos o beneficiário compareça ao CRAS de sua região e atualize seus dados pessoais e de renda, para não ter o benefício suspenso.

Outro caso comum é a renda mensal per capita da família superar ¼ do salário mínimo. Caso isso aconteça, o titular não é mais elegível ao benefício.